Cursos de Extensão Online

Curso Online - Arqueologia no Ensino de História

Informações gerais
O curso online é uma atividade de extensão oferecida pelo Laboratório Virtual de Ensino de História (LVEH) gratuitamente.
As vagas são limitadas, cabendo a coordenação do curso a seleção dos alunos participantes.
O resultado será divulgado do LVEH.
Os participantes receberão pelo e-mail informado um código para acessar a sala virtual.

Ministrante
Professor Wesley Kettle - Doutor em história social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Faculdade de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Pará. Editor do website www.historiaenatureza.com


Descrição
Neste curso você poderá identificar diálogos possíveis entre o conhecimento produzido pela arqueologia e o ensino de história para a educação básica. Vamos debater sobre as experiências históricas na perspectiva arqueológica e a importância da cultura material para a ampliação do trabalho docente. Relacionar o saber histórico/arqueológico acadêmico e o saber escolar implicados ao tema, com destaque para abordagens sobre o mundo natural e o conhecimento interdisciplinar.

Público alvo
Estudantes de história (graduação e pós-graduação). 
Professoras e professores da rede pública e privada de ensino.
Pesquisadores.

Objetivos
Identificar a contribuição da arqueologia para o trabalho docente no âmbito do ensino de história na educação básica.
Compreender os métodos de pesquisa da arqueologia e a relação com a história.
Ampliar a compreensão de fonte história a partir das interpretações sobre o passado realizadas pela arqueologia.
Redimensionar o conhecimento histórico a partir dos resultados das pesquisas arqueológicas.
Elaborar aulas e materiais didáticos incorporando o conhecimento arqueológico.

Procedimentos Metodológicos 
O curso de extensão será desenvolvido online na plataforma 'Google Sala de Aula' (https://classroom.google.com/ ) por meio de postagens, envio de tarefas, respostas, debates nos comentários e leituras da bibliografia proposta. Será postado áudios. As indicações bibliográficas serão apresentadas na sala virtual. 

Avaliação
Leitura da bibliografia proposta.

Comentários das postagens.
Respostas das tarefas postadas.
Trabalho final.

Programa
1. Apresentação do curso de extensão.
2. Origens da arqueologia clássica.
3. Métodos da pesquisa arqueológica.
4. Arqueologia e história: diálogos interdisciplinares.
5. Arqueologia para o ensino da história do período militar.
6. História pré-colonial da Amazônia e os Tupi.

Certificado
O certificado será emitido para os inscritos que completarem 75% das atividades do curso de extensão com carga horária de 30 horas.

BIBLIOGRAFIA

I. Arqueologia, História e Métodos

LANGER, Johnni. As origens da arqueologia clássica. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, n. 9, 1999, p. 95-110.

FUNARI, Pedro Paulo. Teoria e métodos na Arqueologia contemporânea: o contexto da Arqueologia Histórica. Mneme-Revista de Humanidades, 6(13), 2005.

II. Arqueologia, ensino de história e interdisciplinaridade

ARAUJO, ASTOLFO GOMES DE MELLO. A arqueologia como paradigma de ciência histórica e interdisciplinar. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, 2018, p. 285-308.

ZARANKIN, Andrés et al. Paredes que domesticam: arqueologia da arquitetura escolar capitalista: o caso de Buenos Aires. São Paulo: Fapesp, 2002.

COSTA, Diogo M. O urbano e a arqueologia: uma fronteira transdisciplinar. Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, v. 8, n.2, 2014, p. 45-71.

SYMANSKI, Luís Cláudio Pereira; GOMES, Flávio. Da cultura material da escravidão e do pós-emancipação: perspectivas comparadas em arqueologia e história. Revista de História Comparada, v. 7, n. 1, 2013, p. 293-338.

FUNARI, Raquel dos Santos et al. Arqueologia: uma atividade muito divertida. 2014.

III. Amazônia, Ensino de História e Arqueologia

MECHI, Patrícia Sposito; JUSTAMAND, Michel. Arqueologia em contextos de repressão e resistência: a guerrilha do Araguaia. Revista Arqueologia Pública, v. 8, n. 2 (10), 2014, p. 108-120.

SCHAAN, Denise Pahl. Uma janela para a história pré-colonial da Amazônia: olhando além- e apesar- das fases e tradições. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 2, n. 1, 2007, p. 77-89.

MORAES, Claide de Paula; NEVES, Eduardo Góes. O ano 1000: adensamento populacional, interação e conflito na Amazônia Central. Amazônica-Revista de Antropologia, v. 4, n. 1, 2012, p. 122-148.

Neves, W. A., Bernardo, D. V., Okumura, M., de Almeida, T. F., & Strauss, A. M. (2011). Origem e dispersão dos Tupiguarani: o que diz a morfologia craniana?. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 6(1), 95-122, 2011.