BIBLIOTECA DIGITAL

História, Ciência e Natureza

Organizadores: Wesley Oliveira Kettle e Gabriel Pereira de Oliveira


Este e-book é fruto das discussões realizadas via webconferência nos dias 2 e 3 de dezembro de 2020 no XII Encontro Estadual de História da Anpuh-Pará, mais especificamente no Simpósio Temático "História, Ciência e Natureza". Apesar de todos os percalços e limitações de um debate realizado de forma remota, em meio ao cenário tão duro de pandemia da Covid-19, as discussões via webconferência possibilitaram a participação de pesquisadoras e pesquisadores de diversas partes não somente do Pará, mas mesmo do Brasil. E as reflexões sobre as relações entre grupos humanos e o restante da natureza ao longo do tempo, considerando inclusive o âmbito do ensino na Educação Básica, foram bastante interessantes.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD!


Pesquisa e Ensino de História na Amazônia: diferentes contextos pedagógicos

Organizadores: Anderson Rodrigo Tavares Silva; Daniella de Almeida Moura; Helison Geraldo Ferreira Cavalcante; Itamar Rogério Pereira Gaudêncio; João Francisco Garcia Reis.

O presente livro "PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA: diferentes contextos pedagógicos" tem como objetivo apresentar pesquisas concluídas (e em andamento) no campo do Ensino de História na Amazônia, desenvolvidas em diferentes contextos sociais. Por conta disso, os(as) autores(as) dos artigos publicados nesta coletânea atuam em diferentes espaços pedagógicos: em escolas públicas da rede estadual (SEDUC) e municipal (SEMEC), localizadas em bairros da periferia de Belém e em seus distritos(Mosqueiro); em universidades públicas e privadas - como a Universidade Federal do Pará(UFPA) e a Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) - , atuando em cursos de formação de professores de História em Belém, região metropolitana e no interior do estado; no Instituto de formação de oficiais da Polícia Militar (IESP); na Escola de Aplicação da UFPA - antigo Núcleo Pedagógico Integrado (NPI) -; ou atuam em ambientes não escolares, como por exemplo, junto a adolescentes e jovens a quem se atribui a prática de ato infracional(Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará - FASEPA). Ao organizar esta coletânea de artigos, tínhamos em mente tentar apresentar, ainda quede forma incipiente, uma pequena amostra do crescente número de pesquisas que vem sendo feitas no campo do Ensino de História em nossa região, as quais contribuem diretamente para o fortalecimento desta área de atuação. Bem como, atentar sobre a importância de refletirmos acerca das práticas do professor de História em sala de aula, compreendendo este espaço como lugar de produção de conhecimento.


LENTES DA HISTÓRIA: narrativas fotográficas da Segunda Guerra Mundial

Autor: Marcelo Ribeiro Anaisse 

Este livro tem como ponto central a fonte fotográfica, suas possibilidades e limites como documento histórico. Os capítulos foram organizados em seções que buscam envolver o leitor no contexto de uma fotografia ou de um conjunto delas, enfatizando seu papel como documento e sua autoria. As seções apresentam fotografias, textos, atividades de pesquisa e indicações de estudos em outras fontes. 



Contos de Rios: histórias izabelenses

Organizadora: Lígia Mara Barros Ribeiro

Histórias de Santa Izabel contadas por seus jovens moradores - é isso que Lígia Ribeiro reuniu e nos oferece nesta coletânea de contos. A leitura nos permite aprender que às margens dos rios e igarapés habitam tantas memórias quanto personagens surpreendentes. Os episódios são envolventes e revelam a sensibilidade de uma professora que sabe o valor das experiências que cada aluno traz consigo e que formam um elo com seus pais, avós e amigos presentes em uma linguagem atual e vibrante. A confiança dos alunos nesse projeto é perceptível no empenho da construção das tramas e ilustrações originais que prendem a atenção do leitor para libertar sua imaginação.


Diálogos ambientais: com(ciência) e tecnologia 

Organizadores: Francivaldo Alves  Nunes e Wesley Oliveira Kettle.

O título da obra, 'Diálogos ambientais: com(ciência) e tecnologia', registra o compromisso de buscarmos a interlocução entre diferentes áreas do conhecimento para ampliarmos nossa compreensão sobre o meio ambiente. Nossa intenção foi também destacar a importância da ciência como método para o estudo das relações entre a espécie humana e os elementos da natureza. Entre esses aspectos, a tecnologia é problematizada no que se refere às consequências de sua aplicação no meio natural, resultante muitas vezes em destruição do mesmo modo que é a saída para a preservação e/ou restauração de ambientes degradados. Ao longo dos capítulos, os autores demonstram suas contribuições para com a Ciência e o esforço em manterem canais de diálogo abertos.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD!


II SIMPÓSIO ONLINE DE HISTÓRIA DOS ANANINS

Organizadores: Athos Matheus da Silva Guimarães e Wendel P. Machado Cordovil

Esse livro digital resulta do evento, de mesmo nome do título do livro, realizado em plataforma digital e organizado pelo Grupo dos Ananins (Graduandos do curso de Licenciatura em História da UFPA Ananindeua). O evento contou com apresentações de comunicações da área da História em formato de texto divididas em três campos: ensino, pesquisa e extensão. O livro é o segundo E-book publicado pelo grupo em consequência de um evento online.


CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD!


CATÁLOGO DE DISSERTAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - UFPA


A Biblioteca Benedicto Monteiro organizou o Catálogo de Dissertações que reuni os títulos e resumos das dissertações defendidas no Mestrado Profissional em Ensino de História (UFPA - Campus Ananindeua). Os trabalhos foram entregues na referida biblioteca em 2019. Podem ser consultadas na biblioteca, estão disponíveis em CD e no Reposit

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD


PREFEREM-SE PORTUGUÊS(AS): TRABALHO, CULTURA E MOVIMENTO SOCIAL EM BELÉM DO PARÁ (1885-1914)

Autora: Edilza Joana Oliveira Fontes 

Este trabalho tem como objetivo discutir temas como imigração, processo de trabalho e formação da classe operária em Belém. Não é uma pesquisa sobre uma categoria, ou de um tipo de orientação político ideológica no movimento dos trabalhadores. É o estudo de imigrantes portugueses pobres, trabalhadores de pequenos estabelecimentos em um período específico da história de Belém, capital do Pará, na virada do século XIX para o XX.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD


DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E PRÁTICA DOCENTE

Organizadores: Francivaldo Nunes e Wesley Kettle

A coletânea reunida nesta obra, sem dúvida, constitui um conjunto de contribuições originais e, sobretudo, desnaturalizadoras como soem ser os estudos que assumem, como coerência e autenticidade, a relação entre os desafios apresentados no Ensino de História e a prática docente. Os trabalhos reunidos propiciam aos leitores, ademais, um profícuo exercício de crítica historiográfica, focando o ensino de História, no contexto da educação institucionalizada, as características e tendências do ensino nessa área do conhecimento, a problematização da História viabilizada no espaço da sala de aula, assim como o debate em torno do objetivo do conhecimento histórico,para, posteriormente, refletir sobre o significado e a importância da função docente. Almejamos que este trabalho possa se constituir como instrumento contributivo para pensar e repensar o ensino de História, as práticas pedagógicas construídas e viabilizadas nos espaços escolares e a própria formação de professores.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD!  


RECORTES DO CINEMA NA AMAZÔNIA

Organizador: Antonio Mauricio Dias da Costa

Este livro é um conjunto de estudos de história social das apropriações e dos usos de obras culturais. Como nas montagens de filmes, ele resulta da colagem de partes diferentes, mas que unidas formam uma totalidade coerente. Os "Recortes do Cinema na Amazônia" são estudos sobre iniciativas de produção cinematográfica e de atividade exibidora realizadas nas cidades de Belém e de Manaus ao longo do século XX. O tema Amazônico, enquanto representação socioespacial, perpassa todos os capítulos, quer como matéria em foco, quer como condição infraestrutural de produção, quer como mercado exibidor. O resultado é um percurso que se inicia no final da década de 1910, com os documentários do português Silvino Santos em Manaus, e se encerra nos anos de 1980 com a especialização do Cine Ópera, em Belém, na exibição de fitas pornô hard core. A obra resulta da atividade de pesquisa de jovens profissionais e estudantes da área de História, todos vinculados à Universidade Federal do Pará e amantes críticos (se isto é possível!!) da sétima arte dedicada ao tema Amazônia.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD


ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E SALA DE AULA: PLANOS DE ATUAÇÃO DOCENTE

Organizador: Francivaldo Nunes

Aos leitores vão encontrar um material de auxílio a prática docente que tem a preocupação política de desenvolver experiências em sala de aula e no ambiente escolar sobre a temática indígena, apresentado essa população como atores políticos, até então apartados da cidadania plena e do consequente exercício dos seus direitos, inclusive de ter sua história contada, de forma a revelar o seu protagonismo. Este material didático é um exercício importante, através do ensino de história, de dar visibilidade social as populações indígenas.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD


NOSSA HISTÓRIA DAS MULHERES

Autor: Helison Cavalcante

Idealizado do curso de Mestrado Profissional em Ensino de História, da Universidade Federal do Pará, este livro foi produzido no Centro Socioeducativo Feminino (CESEF) durante o segundo semestre letivo do ano de 2018, pelas alunas da escola Antônio Carlos Gomes da Costa (SEDUC), em conjunto com o seu professor de História. A iniciativa levou as socioeducandas a repensarem o seu papel enquanto produtoras de conhecimento e a refletir sobre a importância que possuem na luta pela igualdade de oportunidades. No livro é contada, pelo professor e pelas adolescentes, uma parte fundamental da história das mulheres, desde a Grécia Antiga, passando pela Idade Média e também por Inglaterra e França revolucionárias. Além disso, são analisados filmes contemporâneos que retratam mulheres fortes e guerreiras, comprometidas com a construção de um mundo mais justo.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD